O que é Resinagem

A resinagem consiste na extração de resina de árvores do gênero Pinus, por meio de pequenas incisões periódicas na parte externa do seu tronco. Geralmente, a atividade é iniciada em povoamentos com DAP médio superior a 18 cm. As espécies com maior potencial de produtividade no Brasil são Pinus elliottii, Pinus caribaea-hondurensis, Pinus caribaea-caribaea, Pinus caribaea-bahamensis, Pinus oocarpa e híbridos de Pinus elliottii. Cada face produz, aproximadamente, de 3 a 6 kg de resina por ano. Porém, algumas plantas selecionadas no programa de melhoramento chegam a produzir mais de 10 kg de resina por ano, demonstrando, assim, um grande potencial de seleção e melhoramento genético para esta característica. A produtividade é influenciada por fatores genéticos e edafoclimáticos da região.
Através da fixação do homem no campo, a resinagem contribui com a vigilância e proteção contra incêndios e invasões, além da manutenção de estradas e aceiros e no combate à formiga.
Além dos ganhos ambientais, a atividade ainda antecipa as receitas da floresta, gerando resultados iguais ou até mesmo maiores que os obtidos com a venda da madeira, sem gerar qualquer tipo de resíduo ou passivo ambiental ao local de produção.
Nosso método de resinagem já é bastante consolidado operacionalmente e reconhecido por diversas empresas do setor florestal.
Ciclo Florestal
De forma resumida, o ciclo florestal e de resinagem consiste nos seguintes passos:
Estimativas por Ha no ciclo: 500 – 700 m³ de madeira e de 30 – 50 ton de resina.
Processo Resinagem
Instalação do Saquinho
O método utiliza uma ferramenta chamada de riscador, que efetua a abertura de um risco no sentido horizontal da árvore, que resultará na base para posicionar o saquinho. Nesse momento, são realizadas a abertura de uma estria, a aplicação de pasta estimulante base vegetal e a colocação do saquinho.
Estrias
A safra de resinagem é iniciada em outubro e se estende até setembro do próximo ano, utilizando as estações da primavera, verão e outono para realizar estria e coleta; e o inverno para finalização da safra e preparar a seguinte. Devido ao progresso da safra, as estrias avançam no painel, uma após a outra, necessitando, assim, mudar o seu formato e ferramentas. Normalmente, é mantida a largura entre 2 e 2,5cm e 20cm de comprimento:
• Normal: seguindo desde a primeira estria até a altura de 1,40m.
• Facão ou diagonal: seguindo de 1,40m até 1,60m.
• Vezinho: seguindo de 1,60m até 2,20m.
• Vezão: seguindo de 2,20m até o final.
Coleta
Trata-se da atividade de colher a resina armazenada no saquinho. Essa coleta pode ser semi mecanizada ou manual. A mesma é realizada de 2 a 4 vezes por ano em cada árvore, mantendo um fluxo contínuo de coleta.
• Coleta semi mecanizada: utilizadas em grandes áreas com equipes específicas para tal atividade, onde a topografia do terreno possibilite a mecanização.
• Coleta manual: é utilizada em áreas menores ou com topografia irregular.
Subida de saquinho
Atividade realizada sempre que a estria fica distante do painel. Geralmente, ocorre durante a safra, sendo que o mesmo é erguido até altura máxima de 1,2 metros.
Transporte
Além da tradicional remoção de tambores com plataformas, nosso grupo faz uso de guinchos e caçamba hidráulica acoplada no trator para remoção de tambores em regiões com topografia acentuada.
São diversas modalidades de transporte de carga em caminhões, todas em conformidade com a lei n.º 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro.
Segurança no trabalho
O Grupo RB, consciente que a prevenção de acidentes e que o fator humano é o mais importante para os seus negócios, tem estabelecido e cumprido padrões rigorosos em saúde e segurança, para garantir a integridade física de seus colaboradores no ambiente de trabalho e cumprir a legislação vigente.
Os assuntos relacionados à Saúde e Segurança dos colaboradores é considerado como prioritário, conseguindo, através desta importante área, manter a sustentabilidade dos seus negócios.
O Grupo RB, empenhado na garantia de um ambiente de trabalho saudável, digno e seguro, investe constantemente em segurança do trabalho, tanto para os colaboradores próprios, como para nossos parceiros terceirizados, através de apoio técnico e acompanhamento das instalações e atividades no campo. A busca por essa melhoria contínua se dá através das seguintes práticas:

• Incentivar a participação dos colaboradores na definição de estratégias para a redução e eliminação dos riscos existentes no ambiente de trabalho;
• Manter a conformidade com todos os requisitos legais existentes e aplicáveis aos negócios do Grupo RB;
• Garantir e proteger todos os direitos humanos e trabalhistas para os colaboradores;
• Investir na realização de treinamentos de segurança e saúde para os colaboradores;
• Realizar Integração de Saúde e Segurança do Trabalho para todos os colaboradores, focando os perigos e riscos existentes nas atividades e na aplicação das medidas de controle;
• Realizar Diálogos de Segurança de forma sistemática, com o objetivo de adotar um comportamento seguro entre todos os colaboradores;
• Realizar treinamentos teóricos e práticos sobre as medidas para a prevenção de acidentes;
• Realizar SIPATR – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural;
• Monitorar constantemente os riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho;
• Fornecimento de equipamentos de segurança adequados e aprovados para todos os colaboradores;
• Monitoramento contínuo dos resultados obtidos através da análise global do sistema de gestão em saúde e segurança do trabalho, para verificar a efetiva implementação das ações de prevenção;
• Realização de campanhas de prevenção de acidentes, visando promover e reforçar os procedimentos em saúde e segurança do trabalho e prevenção de riscos;
• Realização de campanhas de saúde, visando a promoção da saúde e bem-estar do colaborador;
• Elaboração e implementação dos programas para a prevenção da saúde e segurança dos colaboradores;
Implementação do Plano de Atendimento à Emergência.
Fale Conosco
Trabalhamos com venda de sementes e mudas melhoradas além de pasta estimulante base vegetal e madeiras de pinus.